Ora bem, cá estou eu a escrever de novo, se bem que agora numa localização geográfica diferente das habituais! Pois, bem, estes últimos tempos eu prometi a varias pessoas que faria do meu blog um diário de bordo desta nova aventura que é Erasmus, onde é suposto contar o que se vai passando na vida de uma estudante de Ciências Farmacêuticas, ahah, a fazer Erasmus em Granada, Espanha, as experiencias vividas e as emoções sentidas! :)
Estou à precisamente seis dias em Granada e o tempo de descanso ou de reflexão não tem sido muito, daí eu só estar a escrever agora. No entanto, esta aventura não começou apenas à seis dias, começou à precisamente um mês, dia 23 de Agosto à noite quando me despedi de uma das pessoas mais importantes da minha vida! No dia seguinte eu vinha pela primeira vez a Granada e quando voltasse a Portugal já não o poderia encontrar! Foi nessa noite, na expressão daquele olhar, naquele abraço que eu percebi que realmente era realidade, que eu realmente ia embora, não me controlei, chorei como uma criança, não queria que aquele abraço terminasse! Não havia nada a fazer a não ser dizer vou ter saudades, tenho saudades, eu vou, tu vais, mas eu volto, espero que voltes comigo! :) Na manhã seguinte as cinco da manhã em ponto estava de partida, com uma noite por dormir, alguma ansiedade e muita curiosidade… Depois de quase dez horas de viagem chegava ao destino, esperava-me uma cidade quente, com uma temperatura a rondar os quarenta graus, e ao fundo uma deslumbrante vista da Serra Nevada que aparentemente ainda tinha alguns restos de neve! O contraste perfeito. Próximo passo era procurar casa, procurar um sitio para ficar, procurar um sitio para comer, procurar alguém para dar instruções, procurar… Queria conhecer tudo ao mesmo tempo… O primeiro sitio a visitar foi claramente la Facultad de Farmacia de la Universidad de Granada.
Três dias passaram e estava de volta a casa, com sitio para ficar, com curiosidade para voltar…
Seguiu-se uma época de exames em Coimbra, com despedidas várias, algumas fáceis, outras nem por isso, umas carregadas de abraços, outras com um “até já*”! :) A ultima noite em Coimbra foi passada em grande, que saudades que eu vou ter daquela cidade, que saudades eu vou ter daquele espírito académico!
Chegou então dia 18, um dia que começou cedo, com uma mala a meio fazer e com muitas despedidas para fazer! Algumas chamadas que me deixaram com um nó na garganta, outras com um sorriso nos lábios. Parti nessa noite, já dia 19 às 2.30 da manha. No comboio não houve muito tempo, ou não houve mesmo tempo para despedidas, que não querendo ser egoísta me facilitou bastante a vida! Não gosto de dizer adeus, apesar de ser o ultimo momento que guardo das pessoas! Seguiram-se onze longas horas até ao destino! Foi estranho entrar numa carruagem relativamente pequena, apropriada para dormir e descansar, com grandes poltronas, de cortinas corridas e nem sequer conseguir fechar os olhos. Não me lembro ao certo em que pensava, só não conseguia fechar os olhos, não conseguia relaxar! Com uma mala algo pesada cheguei então a Madrid (grande capital da qual só conheço duas estações de comboio, ahah), mudei de estação, fui revistada, analisaram-me a mala e a mochila do computador e prossegui viagem em direcção à linha nº 5 onde tinha entrado o comboio com destino a Granada! Foi uma viagem tranquila, mais calma. Cheguei a casa, arrumei as coisas e sai para tentar comer alguma coisa mesmo contra a vontade do meu estômago! A noite chegou e apesar de cansada não conseguia adormecer, foi difícil pegar no sono.
O dia seguinte, segunda-feira dia 20 de Setembro saí para “investigar” por conta própria, fui a vários pontos da cidade. Deparei-me com uma cidade multicultural, cujo quotidiano é afectado pelos vários povos ou raças que aqui habitam e co-habitam, mas que mesmo assim mantêm-se fiéis a si e às suas culturas. É uma cidade convidativa, com estilo próprio, ou pelo menos diferente daquilo que conheço das cidades espanholas. Gostei bastante do que vi! Foi um dia cansativo, mas foi bom!
Terça-feira, sai de casa para ir a recepção Erasmus na Facultad de Medicina. Entrei de forma algo apreensiva, estava sozinha e apesar de saber falar espanhol ali a língua predominante era inglês, francês, italiano. Era um anfiteatro com capacidade certamente para umas para mais de 300 pessoas, que estava mais que lotado, com pessoas sentadas nas escadas e no chão. Olhei em redor, tanta gente… mais do que gente, gente desconhecida! Já à saída ouvi falar português, afinal cá também há portugueses e ao que parece não são assim tão poucos quanto isso, a comunidade portuguesa de Erasmus a estudar cá este semestre é cerca de 20 ou 25 pessoas. Tendo em conta que o numero de estudantes estrangeiros em Granada ronda os 9800, os portugueses constituem uma boa parte! Ahahah
Quarta-feira, para já foi um dos melhores dias em Granada, foi um dia completamente cheio, dos mais cansativos também! Foi o dia de visita ao Parque das Ciências de Granada, e desengane-se quem pensa a lá vai a louca a começar a falar de ciência, nada disso. Vou simplesmente dizer que aquilo tem varias áreas de interesse, que é mesmo muito giro, e que quem quiser saber mais vai ter que me fazer uma visitinha a Granada, visto que o parque está praticamente ao lado de minha casa! :) Foi um dia em grande passado com um francês, muito cómico e com quem era quase preciso falar por língua gestual e que se desloca nesta cidade de trotineta, uma figura sem dúvida! Uma italiana, completamente desregulada do cérebro mas muito porreira! Uma mexicana que diz que a comida mexicana não é picante, que é normal! Ahah. E uma portuguesa. Entrei no parque por volta das 10 da manha e sai do parque por volta das 4.30h da tarde! Fui a casa, arrumei uma coisinhas e sai “de fiesta”. Fui a um espectáculo de magia, que mais era uma sessão de palhaços, porque o magico era um idiota a todo tamanho! Depois fomos a tapear, isto quer dizer uma tentativa de jantar porque não acertamos com um bom restaurante para o efeito! Nesta altura encontrava-me acompanhada pela mexicana e pela portuguesa mais uma holandesa e duas alemãs. Foi giro! Ahah
Quinta-feira, dia dedicado à burocracia da faculdade e à oficina de relações internacionais! =s
Sexta-feira, dia de balanço semanal! Ahah… Posso simplesmente dizer que estou a gostar da cidade, apesar de ainda ser tudo muito estranho para mim, ainda estou em fase de ambientação, mas sinto-me! O que gostei menos até agora, ora bem, não se pode dizer que não goste, simplesmente não posso comer como eles. Isto é uma cidade tão internacional que tudo o que se vê são restaurantes chineses, árabes, italianos, mexicanos! Os mais acessíveis são obviamente as pizzas, onde se consegue comer um bom bocado de pizza e um refrigerante por cerca de dois euros, ou então os bocadilhos espanhóis! Ou seja, comida que é saudável não existe nada, eu não me importo, mas o meu estômago parece que não gosta muito! Então mandou-me para o sitio que eu menos gosto, a cozinha! =s Já fiz uma tentativa de massa a bolonhesa, que ficou um bocadinho com sabor de mais! Ahahah, depois dediquei-me a fazer uma sopa, ficou boa! E por fim peixe cozido com batatas e legumes, também estavam bons, mas como eu tenho um grande problema com o peixe, passado uma hora e meia estava com fome! Ahah. Neste momento o que me faz mais falta aqui é a comida decente que se come em Portugal! Juro que nunca mais me vou queixar da comida da cantina da faculdade! Ahah.
Hoje era suposto ter saído de manhã, mas acabei por ficar por casa e ao que parece vou comer comida árabe, sim porque para que não sabe, eu moro com uma rapariga e um rapaz sírios e eles hoje decidiram que iam cozinhar! Vamos lá ver o que vou comer, sim porque a ultima vez que os vi fazer de comer eles comeram “patatas com cebolla”! Sim só comeram isso, apesar de cheirar bem e ter bom aspecto aquilo para mim seria acompanhamento e não comida. Além disso comera iogurte, feito por eles e tomate!
Em breve darei notícias da minha nova realidade multicultural! ahaha